sexta-feira, 25 de julho de 2008

A leitura de Clarice Lispector













Clarice Lispector
10/12/1920 - 09/12/1977
A leitura de Clarice Lispector, ao primeiro contanto, nos parece estranha e demasiada. Pois seus textos exigem do leitor uma atenção concentrada e a metade da alma. Um mergulho nas profundezas das personagens tão iguais ao leitor e que talvez por isso indigestos e repulsantes para alguns. A história é o que menos importa nos romances de Clarice, os cenários reproduzem o espírito das personagens e a descrição vaga solta no ar. Leitura trabalhosa, ação letárgica, quase parada embora todo um turbilhão de sentidos nos revolva integralmente. Impopular para muitos; idolatrada por outros. Clarice Lispector vêm inserindo na alma de seus leitores um “quê” de feitiço que os absorve para além dos sentidos fazendo com que uma cotidiana leitura se transforme numa viagem alucinógena, altamente irreal e ilógica na medida que mais nos parece familiar. A leitura de Clarice Lispector é mágica, sua escrita monumental. Por isso, vamos lê-la. Pois, meus caros amigos da Web, vale a pena.
Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro, tendo recebido o nome de Haia Lispector, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. Seu nascimento ocorre durante a viagem de emigração da família em direção à América. Tendo publicado vários livros veio se tornar um dos grandes nomes da Literatura Brasileira.

2 comentários:

D.J. Dicks disse...

Falando em clarice li uma materias sobre ela na bravo e na cult... é sempre inspiradora... Criei uma personagem eum conto chamada Clara... é para a clarice, mas elas não se parecem

Unknown disse...

De fato, Clarice é inspiradora.

Abraços.