sábado, 27 de fevereiro de 2010

Carnaval em São Sebastião da Boa Vista – Marajó-PA.


Lugar acolhedor e tranquilo, São Sebastião da Boa Vista. Seu carnaval não seria de outro modo. Animado e levemente ingênuo, O CARNABOAVISTA 2010 nos passa a sensação de brincadeira de criança.
Como todas as festividades giram em torno de um único lugar, a Praça, o carnaval do pequeno município, também conhecido como “Veneza do Marajó”, devido sua abundância de rios, igarapés e furos, não poderia ser em outro lugar. Ali acontecem em agosto o Festival do Açaí e em janeiro o Festival de São Sebastião.
E ali se concentraram nesses dias folia os blocos como Me Leva, Birinight, Skol Farra, Os Prostitutos entre outros.
Eu estive em um conhecido bloco de rua da cidade, desses que percorrem as ruas ao som de instrumentos de sopro e percussão, e isso debaixo de um sol escaldante das duas e meia da tarde, pensa. O bloco tinha um nome um tanto quanto estranho Num Podi Piribi. Nesse bloco os foliões se vestiam como bem entendessem. Havia homens vestidos de mulher, mulheres vestidas de homem... enfim, fantasias variadas. Eu estava fantasiado de Walter mesmo. Aproveitei minha rápida estada na cidade para tirar algumas fotos para essa matéria e encher a cara.
Bom, quem conseguir decifrar o significado do nome do bloco Num Podi Piribi, por favor, me diga, pois eu não consegui descobrir. No mais, as imagens que se seguem falaram mais do que minhas palavras.












SERVIÇOS

Como se chega a São Sebastião da Boa Vista – Ilha do Marajó-PA?
Existem duas formas:

Primeira: a barco, como saídas do Porto São Benedito (Rua Pariquis Beira-Mar – Jurunas – Belém-PA) viagens às terças e sextas. Sempre as 19h00min.
Nome de alguns barcos: B/M Salmista de Davi, B/M Proteção de Deus, B/M Bom Jesus do Pará, B/M Duca Siqueira.
Preço médio: R$ 25,00. (rede)
Duração da viagem: aproximadamente 7 horas.
Telefone do B/M Bom Jesus do Pará: (91) 9107-5034 / 3272-1362

Segunda: avião. Você terá que desembolsar uma grana e alugar um táxi-aéreo em Belém.

======================
Texto e fotos: Walter Rodrigues

Mais sobre São Sebastião da Boa Vista - Marajó - PA em Versos Rascunhos clicando aqui:


4 comentários:

odivandro disse...

Muito legal a matéria, Parabens! Eu sou Boavistense, Técnico da (Semcult) Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Sebastião da Boa Vista, e no que me consta o nome vem de um grupo de amigos, que antes do Carnaval, após terem tomado todas, em um dado momento um dos brincates ao invés de dizer "Só não pode Proibir" com o efeito das bebibas, se compreendia como "Só num podi Piribi" rs.
Odivandro Moraes de Freitas
odivandro@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá edivandro. obrigado pela visita e por nos informar a respeito do nome do bloco. algora deu pra entender.rsrs. legal vc ter gostado da matéria. meu pai e boa parte de meus parentes paternos vivem aí na veneza marajoara. amo o lugar e escrevi sobre ele no meu romance correndo atrás (publicado em 2009)e no romance feirante (inédito). tentativa de imortalizar a nossa amada e romantica cidade. se vc se interessar eu posso te enviar os capítulos dos dois livros relacionado a boa vista para seu e-mail.
abraços
walter.

EDUARDO disse...

po meu amigo quero só corrigir o amigo Odivandro, sou folião a 8 anos do bloco, o nome vem porque os fundadores do bloco, Netão Alves e seu irmão Elvis Borges, pelo fato de o carnaval não existir na época decidiram fazer um bloco de gente normal porque na época só existia as biquitas e pelo fato deles não beberem não podia entrar porre no bloco, foi quando um bêbado que eu não lembro nome tentou entrar e foi barrado pelos fundadores e foi quando ele disse a célebre frase: NUM PODI PIRIBÍ!!! valeu.

Unknown disse...

8 anos é tempo pra caramba, Eduardo. Cê deve ser um mestre no que diz respeito ao bloco. uma pena não se ter registrado o nome do célebre bêbado idializador da frase que viria dar nome este bloco muito animado e gostoso de participar.
agradecemos muito a informação e isso aí. Salve São Sebastião da Boa Vista1