Entrar // Sobre // Equipe /
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Memória do município de São João da Ponta a partir de narrativas orais

Nos dias 28, 29, 30 e 31 de julho de 2011 estarão sendo realizadas entrevistas e filmagens com fins exclusivamente didáticos junto aos pescadores e moradores mais antigos de São João da Ponta para compor um livro onde o principal objetivo será o resgate da memória do município a partir de narrativas orais. O presente trabalho surge a partir das reivindicações feitas pelos próprios pescadores, que ao perceberem que a memória de sua cultura estava se perdendo solicitaram a coordenadora do Programa “Educação Ambiental nas RESEX's Marinhas de São João da Ponta e Mãe Grande de Curuçá-PA”, Márcia Pimentel, diretora da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará alguma ação extensionista neste sentido.A equipe deslocada para essas primeiras entrevistas e filmagens estar composta pelo o escritor e aluno de Geografia Walter Luiz Jardim Rodrigues (Bolsista PROEXT/MEC 2010) e Deividy Edson Corrêa (Assistente nas entrevistas e filmagem). Os textos a seguir fazem parte desse primeiro contato de entrevistas realizadas entre a citada equipe do Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental com os pescadores e moradores mais antigos em parceria com a Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta (Mocajuim) e ICMBio (Gestão da Resex de São João da  Ponta).
Acompanhe através do blog GEPPAM os primeiros passos desse trabalho de resgate de memória, e publicado em tempo real pela Internet, e conheça os verdadeiros autores desse futuro livro de memórias: os pescadores e moradores de São João da Ponta.

2 comentários:

  1. Sou moradora de Sao João da Ponta, e estou muito orgulhosa em saber que a história de nossa gente nao será esquecida. Uma cidade sem história , nao tem cultura, e o que precisamos aqui, eh que nossos jovens conserve suas tradições e suas culturas sem se envergonhar delas. Obrigada por esse projeto, conte conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela visita. Seu comentário me deixou muito animado. Estou finalizando o trabalho. esperamos concluir ainda esse mês. estarei informado através deste blog e do blog do GEPPAM http://geppam.blogspot.com.br

      Abraços e contamos com seu apoio.

      Excluir

Versos Rascunhos agradece sua visita. Volte outras vezes.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...