sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A UFPA vai à Feira Pan-Amazônica do Livro


Cinco mil metros quadrados dedicados à leitura, ao conhecimento e à cultura. A XV Feira Pan-Amazônica do Livro acontece de 2 a 11 de setembro, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, com intensa programação, e a Universidade Federal do Pará (UFPA) participa deste grande evento com lançamentos de obras, venda e divulgação de livros, espaços de debates sobre literatura e, ainda, atividades artísticas e homenagem ao escritor Benedito Nunes.

No estande da Editora da UFPA (Ed.ufpa), os visitantes encontram os mais de 220 títulos produzidos pelas editoras e publicados com o selo da UFPA e podem participar, diariamente, de lançamentos de obras ou de sessões de autógrafos, além de concorrerem a livros, sorteados entre os seguidores da ed.ufpa, no twitter. Entre os destaques da programação da Ed.ufpa, está o lançamento dos três primeiros volumes da Coleção Diálogos de Platão edição bilíngue Português e Grego, no dia 3 de setembro.

Na inauguração do estande, no dia 3 de setembro, uma homenagem especial ao filósofo, crítico literário, ensaísta e escritor Benedito Nunes deve emocionar quem visitar a Ed.ufpa. “É uma programação que deve surpreender os visitantes e permitir às pessoas que se sintam mais perto de Benedito Nunes”, explica Simone Neno, diretora da Editora. O professor emérito da Universidade Federal do Pará presidiu a Editora da UFPA de agosto de 2009 até seu falecimento em 2010 e assinou a nova política editorial da Ed.ufpa, além de ser o fundador do Curso de Filosofia da Instituição.


Cultura e Literatura em debate - O professor Silvio Holanda, da Faculdade de Letras da UFPA, coordena a realização de dois grandes eventos na programação. O Seminário Leituras do Vestibular faz uma síntese das leituras obrigatórias dos processos seletivos de acesso ao ensino superior no Pará. Pesquisadores da área de Letras serão orientadores das leituras, mostrando as obras, as escolas literárias, os autores e como estes se relacionam com o contexto histórico e com a cultura nacional e regional.


Tão antigo quanto a própria feira, o Ciclo de Conferências sobre literatura e Cultura traz discussões centradas na noção de literatura e sua relação com a cultura. Este evento reúne pesquisadores especialistas nos temas abordados. “É uma programação mais acadêmica que proporciona um encontro de especialistas e uma ampla discussão sobre literatura e cultura”, explica o professor.


Autora homenageada - A pesquisadora Lilia Chaves, da Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas (FALEM) da UFPA, coordena a realização de dois eventos. Pesquisadora da poesia de Dulcinéia Paraense, autora homenageada da edição XV da Feira do Livro, Lilia Chaves reúne os especialistas da área no Seminário Dulcinéia Paraense e Escritoras Paraenses, com discussões sobre a obra de escritoras no Pará e a importância literária, cultural e histórica de mulheres como Adalcinda Camarão, Eneida de Moraes e Maria Lúcia Medeiros.


Já no dia 4 de setembro, o Seminário Leitura e Escrita na Era da Internet traz debates e reflexões sobre as novas tecnologias de suporte de livros e os impactos destas mudanças na literatura e na leitura. O evento conta com a participação da pesquisadora Lúcia Santaella e terá mesas que falam sobre novas formas e os desafios de leitura e escrita na internet, sobre a existência de uma “nova literatura”, sobre os leitores-autores de fanfictions e sobre as possibilidades do uso da internet na pesquisa.


Pan-Amazônia e Itália - Nos dias 5 e 6 de setembro, acontece o Seminário Literatura e Sociedade na Pan–Amazônia: Debates sobre o campo literário, organizado pela Associação de Universidades Amazônicas (Unamaz). Entre os temas debatidos, estão os projetos artísticos e societários no campo literário, a sociedade e a literatura de engajamento e as tensões da Modernidade na área de Literatura e Sociedades. A Conferência de abertura do evento discute as Narrativas Amazônicas, com a presença da pesquisadora chilena Ana Pizarro, professora da Universidade de Santiago.

Professores da UFPA que pesquisam a presença e influência italiana na Amazônia também estão na Programação da XV Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontece de 2 a 11 de setembro, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. As pesquisas desenvolvidas na Universidade sobre a influência italiana na arquitetura amazônica, especialmente em Belém, e a presença e influência de migrantes italianos no decorrer da história integram o "Seminário sobre o país homenageado Itália e Brasil, Artes e Cultura". Esses assuntos também são tema de livro.



Cinema, Teatro e Cultura - Nos dias 6,8 e 9 de setembro, das 14h30 às 17h30, acontece a Oficina "Ouvindo as vozes da Floresta: línguas indígenas da Amazônia", com a participação da professora Marília Ferreira, da Faculdade de Letras.




A professora Luzia Miranda Alvarez, professora da Faculdade de Ciências Sociais da UFPA, participa da Mostra Pan-Amazônica de Cinema como mediadora do Circuito Cinema Italiano. A programação acontece nos dias 4, 8 e 11 de setembro. No dia 4, Luzia Alvarez debate sobre O Cinema de Luchino Visconti, a partir das 15h, no Oi Cine Estação – Teatro Maria Sylvia Nunes.

As Salas Marajó 1 e 2 serão o palco de apresentações de duas peças teatrais, as quais contam com a participação de professores da UFPA, na programação de Dramaturgias Paraenses da Feira do Livro. No primeiro sábado, dia 3 de setembro, acontece a encenação da peça “Como se fosse”, e na quinta-feira, dia 8 de setembro, o público vai assistir à peça “O pequeno grande aviador e o planeta invisível”. Cada peça será apresentada duas vezes, às 18h e às 20h.

Serviço:
XV Feira Pan-Amazônica do Livro
2 a 11 de setembro de 2011
Informações: http://www.feiradolivro.pa.gov.br/ 
Clique aqui e confira a participação completa da UFPA na Feira do Livro 2011.


Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

---------------------------------------------
Fonte: 
Jornal Beira do Rio
http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=4935

Nenhum comentário: