quarta-feira, 14 de agosto de 2013

30 dias em São Paulo - Dia 2



 Esta postagem faz parte dos relatos das experiências de um estudante paraense em São Paulo em ocasião de um intercâmbio feito entre os cursos de Geografia da UFPA/Belém e o curso de Geografia da USP/Butantã. As postagens serão equivalentes aos dias vivenciados, como numa espécie de diário de bordo. Os textos se propõem a ser sintéticos e informativos. Dessa forma, objetivamos gerar resultados e informação sobre essa interessante modalidade de aprendizado partindo da percepção do estudante sobre o novo mundo que se desvenda diante de seus sentidos diariamente. No total serão 30 dias em São Paulo, morando no Condomínio Residencial da USP, o CRUSP. 
Saiba mais clicando aqui! 

07/08/2013 – SEGUNDO DIA - Buscando adaptar-me a cidade de São Paulo e às suas inúmeras possibilidades de aprendizado, participei de duas ótimas palestras.
A palestra que teve início às 9:00 horas intitulada “Conceitos Básicos de XML” e ministrada por Érica Saito e Viviane dos Santos na Escola de Educação Física e Esporte da USP, nos deu uma base dos principais conceitos dessa linguagem informacional e arquivística.
A partir das 14:30 horas iniciou a palestra “O documento arquivístico no ambiente digital”, ministrada pela professora Rosely Curi Rondinelli, da Fundação Casa de Rui Barbosa. O evento foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A palestra terminou às 17:00 horas.


Já à noite, por volta das 19:30 horas, seguimos para reunião com as professoras Rita Cruz e Valéria de Marcos, ambas professoras do Departamento de Geografia da USP. Nesta reunião estavam presentes os alunos da Geografia UFPA em missão de estudos na instituição Universidade de São Paulo. Foram discutidos os planos de trabalhos de cada discente assim como foram dadas as boas vindas e recomendações. Também foi realizado um pequeno tour pela Faculdade de Geografia sob a monitoria das citadas professoras que mostraram as salas de aula, de estudos, laboratórios e etc.