quarta-feira, 14 de agosto de 2013

30 dias em São Paulo - Dia 3


Esta postagem faz parte dos relatos das experiências de um estudante paraense em São Paulo em ocasião de um intercâmbio feito entre os cursos de Geografia da UFPA/Belém e o curso de Geografia da USP/Butantã. As postagens serão equivalentes aos dias vivenciados, como numa espécie de diário de bordo. Os textos se propõem a ser sintéticos e informativos. Dessa forma, objetivamos gerar resultados e informação sobre essa interessante modalidade de aprendizado partindo da percepção do estudante sobre o novo mundo que se desvenda diante de seus sentidos diariamente. No total serão 30 dias em São Paulo, morando no Condomínio Residencial da USP, o CRUSP. 
Saiba mais clicando aqui! 
  
08/08/2013 – TERCEIRO DIA - O tempo para um aluno em missão PIBIC é bastante curto. Um mês. Portanto, é preciso correr contra o tempo, afundar-se nesse abissal mar de saberes acadêmicos e de valiosas experiências empíricas com um peso de mil toneladas amarrado nos pés.
Da janela do quarto do CRUSP é possível ver o trem passar às margens do rio Pinheiros. O vento frio que invade o minúsculo quarto, nos presenteia com um odor forte e desagradável que vem desse rio sombrio nos inserindo uma vertiginosa sensação de estranhamento.
Nessa manhã assisti a palestra intitulada “Educação e distribuição da renda na América Latina” ministrada por Amaury Patrick Gremaoud (PROLAM/FEA-RP-USP). A citada palestra fazia parte do “I Seminário de Políticas Públicas e Práticas Docentes em Países da América Latina: Brasil, Cuba e México” e foi realizada no Instituto de Psicologia da USP.
Pela parte da tarde, infelizmente, não pude comparecer a palestra “Ensaio sobre uma cidade: memória afetiva e lugar de memória” como era meu planejamento primário. Tirei a tarde para poder comprar algumas coisas que me faltavam e fazer alguns  pagamentos.
No mais, a continuação do “I Seminário de Políticas Públicas e Práticas Docentes em Países da América Latina: Brasil, Cuba e México”, que será amanhã dia 9, será voltada mais especificamente para a discussão do grupo de pesquisas organizador do evento. Assim, não serão discutidos temas gerais e sim temas específicos dos andamentos das pesquisas desenvolvidas pelo grupo. Algo mais entre eles.
Então, achei melhor para minha atividade do dia de amanhã, conhecer o Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras – NUPAUB-USP e fazer pesquisas bibliográficas.
Assim sendo, minha programação atualizada desta primeira semana de missão ficou assim definida:
No dia 07 de agosto participação da palestra “Conceitos Básicos de XML” das 9:00 às 12:00h;
No dia 07 de agosto participação da palestra “O documento arquivístico no ambiente digital” das 14:30 às 17:00h;
No dia 08/08/2013 – Participação no “I Seminário de Políticas Públicas e Prática Docente em países da América Latina: Brasil, Cuba e México” das 9:30 às 12:00h.
No dia 09/08/2010 - Visita e pesquisa no acervo do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras – NUPAUB-USP a partir das 9:00h.