segunda-feira, 2 de setembro de 2013

30 dias em São Paulo - Dia 28


02/09/2013 – VIGÉSIMO OITAVO DIA – Como eu estava prevendo, a USP está vazia nessa minha última semana aqui. Por sorte, as coisas estão funcionando. Hoje resolvi visitar o arquivo do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras – NUPAUB. O NUPAUB é um centro interdisciplinar de pesquisa ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo e foi criado em 1988 (inicialmente um Programa de Pesquisa) para estudar as relações entre populações humanas e áreas periodicamente inundáveis do Brasil.
O arquivo foi-me apresentado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Diegues. Conhecido pesquisador de assuntos relacionados a populações tradicionais e seus saberes. De uma simplicidade e atenciosidade singular para acadêmicos de seu calibre, o professor Diegues, perguntou-me a área que eu estava interessado e me falou que era justamente sobre esse assunto que ele estava conversando em uma reunião ainda pouco. Falou de seu trabalho, mostrou-me alguns títulos de trabalhos seus, lamentou o fato do governo ainda ver conhecimentos tradicionais como algo apenas relacionado ao folclore. Depois me indicou os arquivos onde estavam alguns trabalhos sobre o assunto que eu fui atrás: Saberes Tradicionais e Unidades de Conservação. Também sugeriu que eu acessasse o site do Núcleo, pois lá havia bastante material sobre. O link para site é esse aqui http://nupaub.fflch.usp.br/acervo
Fiquei durante algumas horas pesquisando trabalhos científicos ali. O professor antes de sair veio até a sala onde eu estava lendo e perguntou se o arquivo estava me ajudando. Eu disse que estava. Então me mostrou umas pastas com trabalhos sobre Unidades de Conservação e Patrimônio Cultural. E despediu-se dizendo que no dia seguinte ele estaria lá novamente se eu precisasse.
Gostei muito de conhecer o professor Diegues. Talvez por ele não fazer questão de ostentar conhecimento e por sua naturalidade e atenção dadas às pessoas que buscam aprender.

No mais, o dia foi quente ao ponto de pela primeira vez eu transpirar aqui. Mas uma nova frente fria promete baixar novamente a temperatura a partir de amanhã.

Texto e foto: Walter Rodrigues.

Esta postagem faz parte dos relatos das experiências de um estudante paraense em São Paulo em ocasião de um intercâmbio feito entre os cursos de Geografia da UFPA/Belém e o curso de Geografia da USP/Butantã. As postagens serão equivalentes aos dias vivenciados, como numa espécie de diário de bordo. Os textos se propõem a ser sintéticos e informativos. Dessa forma, objetivamos gerar resultados e informação sobre essa interessante modalidade de aprendizado partindo da percepção do estudante sobre o novo mundo que se desvenda diante de seus sentidos diariamente. No total serão 30 dias em São Paulo, morando no Condomínio Residencial da USP, o CRUSP. 
Saiba mais clicando aqui!