Entrar // Sobre // Equipe /
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

sábado, 18 de abril de 2015

Projeto “Jogos e Ludicidade na prática docente” realiza oficinais mensais de jogos teatrais

Sobre o projeto

A importância social da educação é inquestionável, uma vez que é notória a ligação entre desenvolvimento econômico e social e boas taxas de inserção de um povo no ambiente acadêmico-escolar. Neste sentido, é fundamental além de inserir os indivíduos no espaço-território da escola fomentar ferramentas capazes de tornar este espaço o mais próximo possível do aluno e mais atrativo.
Tornar o ambiente escolar e as aulas mais atrativas para crianças, adolescentes e adultos, se configura em um desafio difícil de ser superado para diretores e professores. Talvez uma saída esteja em pensar os motivos deste ambiente não ser convidativo e o que atrai estes públicos.
O modelo de escola franco-alemão, militarizado, positivista, visava em um tempo mínimo admoestar crianças, transformando-as em adultos a serviço de uma função social definida por doutos que pensavam o mundo. Este modelo enfraquecido por sua própria volúpia de poder deve ser repensado, logo o espaço escolar também requer reformulações quanto sua função e normas.
No âmbito desta discussão a felicidade e as brincadeiras infantis abandonadas pelas crianças ao adentrarem em uma escola que tinha como função fabricar adultos foram esquecidas e arrancadas do contexto escolar. É na contramão deste fato que o projeto de “Jogos e Ludicidade na prática docente”, seguindo correntes mais modernas e críticas da educação, almeja dotar futuros professores das mais diversas áreas do conhecimento de ferramentas lúdicas que possam ser usadas pelos mesmos, conforme suas necessidades e interesses em sua prática em sala de aula.
O projeto em questão é essencialmente prático e tem como público alvo, inicial, discentes das diversas licenciaturas ofertadas pela UFPA. Sendo que, neste primeiro momento serão ofertadas 30 vagas (gratuitas) para oficinas que devem ocorrer no ultimo sábado de cada mês, portanto em abril, dia 25, das 09:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, em salas da ETDUFPA. Tendo prosseguimento nos meses posteriores após avaliação dos resultados de sua primeira etapa. Os instrutores serão discentes da Licenciatura em Teatro que contarão com a consultoria dos professores interessados por esta temática. Este projeto é uma realização do Centro Acadêmico de Licenciatura em Teatro (CALT) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação, Teatro e Universidade (GEPETU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versos Rascunhos agradece sua visita. Volte outras vezes.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...