quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Narrativas orais dos moradores de São João da Ponta, nordeste do Pará, vira Website

Página inicial do site "Portal São João da Ponta a partir de narrativas orais".

O estado do Pará possui uma superfície de 1.253.165km². Esse imenso território abriga 144 municípios. Dentre eles há os que ainda não possuem registros, nem documentos oficiais que tratem de sua própria história. O que é lamentável, uma vez que o desinteresse em preservar a história acaba ocasionando sua perda. História geralmente contida na memória de muitos homens e mulheres que ajudaram de fato a construir os alicerces de cidades, vilas e povoados por toda Amazônia brasileira.
No município de São João da Ponta, esta realidade se tornou evidente quando o Grupo de Estudos Paisagem e PlanejamentoAmbiental da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará, sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Márcia Pimentel, iniciou uma série de estudos e pesquisas nas comunidades do município.
Com a identificação do problema, os objetivos agora era atender a demanda apresentada em reunião pelos moradores a respeito da preservação e da valorização de sua história contida nas memórias de seus moradores antigos; e contribuir de certa forma com o avanço dos estudos sócio espaciais, utilizando-nos dos recursos metodológicos da história oral somada à abordagem cultural da Geografia, que vem buscando novas alternativas de apreensão do espaço geográfico.
Os resultados das narrativas primeiramente foram organizados em um livro, conforme o pedido dos moradores, a ser lançado em breve.  Em seguida, o material serviu de base para o desenvolvimento deste site.
O site a partir de narrativas orais “Portal SãoJoão da Ponta” é resultado direto desses estudos desenvolvidos sob a responsabilidade do bolsista de Extensão Universitária (PROEXT/UFPA) Walter Luiz Jardim Rodrigues. Os estudos foram iniciados em 15 de abril de 2011 e foram finalizados em 13 de julho de 2012.
No total foram entrevistadas 35 pessoas das principais comunidades de São João da Ponta entre as idades de 96 a 43 anos no período de julho de 2011 a julho de 2012.
Nesta mídia eletrônica buscamos atender as necessidades levantadas pelos moradores do município referente à preservação e valorização da história local, antes viva somente nas memórias de seus moradores mais idosos e, também, disponibilizar para comunidade acadêmica e para comunidade em geral o material coletado em campo junto aos entrevistados assim como os resultados alcançados através do uso desses materiais como artigos, pôsteres, TCC e etc.
Desse modo, acreditamos estar cumprindo com nosso dever quanto estudantes, pesquisadores e, principalmente, seres humanos: o retorno de nossos estudos a comunidade e a valorização dessas pessoas detentoras de tanto conhecimento, que em muitos casos não possuem sequer a alfabetização.
Os nomes e as informações prestadas pelos narradores denominados neste site são respaldados pelo documento Autorização de Uso de Imagem, Som de Voz, Nome e Dados Biográficos em Obras de Preservação Histórica” assinadas pelos mesmos. Toda informação aqui apresentada são autorizadas por seus autores para uso de fins didático.

E MAIS!

O website "Portal São João da Ponta a partir de narrativas orais". está com o lançamento previsto para novembro de 2012 em São João da Ponta, nordeste do Pará. O Portal está em fase de testes. O conteúdo está sendo atualizado aos poucos devido a grande quantidade de gravações feitas. Brevemente estaremos disponibilizando todo o nosso conteúdo.