terça-feira, 30 de novembro de 2010

Os índios Tembé e eu na tradicional Festa do Mingau da Moça


Nos dias 27 e 28 de novembro de 2010 à convite de um amigo indígena desembarcamos mais outros amigos à aldeia Frasqueira e de lá caminhamos por cerca de 1 Km até à aldeia Itaputyr, dos índios Tembé, localizada no município de Santa Luzia do Pará.
"A festa, que dura uma semana, é um ritual de passagem que comemora a entrada das índias na adolescência. Um barracão construído num canto da aldeia era o local onde cantavam e dançavam o Caê Caê - dança tradicional daquele povo. As músicas falam dos animais da floresta, e apenas maracas são usadas para acompanhar as vozes. A dança é uma roda, que se faz aos pares em volta do centro do barracão. Algumas vezes se dançava do lado de fora, avançando de mãos dadas, formando uma longa barreira".

Uma das experiências mais marcantes da minha vida, sem dúvida. Disponibilizei dois vídeos feitos de uma câmera de celular, perdoe-me pela baixa qualidade de imagem e enquadramento. Um dia eu compro uma câmera digital.
Abraços...

Walter Rodrigues.




VÍDEOS DA FESTA DO MINGAU DA MOÇA, ALDEIA ITA PUTIR, TRIBO TEMBÉ, RESERVA INDÍGENA DO ALTO RIO GUAMÁ, SANTA LUZIA DO PARÁ







Nenhum comentário: