A 64ª Reunião Anual da Sociedade
Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que aconteceu entre os dias 22 a
27 de julho de 2012 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em São Luís foi
surpreendente. Uma ampla programação marcada por muitas conferências,
palestras, minicursos, mesas redondas, apresentações de pôsteres e etc. Com o tema
“Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”. A Reunião
Anual da SBPC é considerada um dos maiores eventos científicos da América
Latina e neste ano tentou em sua vasta programação trabalhar os conhecimentos
tradicionais e cultura junto aos conhecimentos científicos. O que estava mais
do que na hora de ser feito, já que a maior parte dos conhecimentos científicos
parte dos conhecimentos tradicionais. E isso não vem de hoje.
O que sempre houve na
história desse país foi o ato criminoso de apropriação dos saberes tradicionais
para o “bem” da ciência acadêmica. Pesquisadores que baseiam e desenvolvem seus
projetos encima de saberes tradicionais estabelecidos por gerações. E o que
esses mestres dos saberes tradicionais ganham com isso? Esquecimento, mero
reconhecimento como informante, em suma, um pé bem dado na bunda.
Não é de se estranhar a
desconfiança e até mesmo a repulsa que muitas comunidades tradicionais,
atualmente, têm a respeito de nós acadêmicos. Ladrões de saberes alheios,
aproveitadores e sem vergonhas das Instituições de Ensinos que chegam com a
fala mansa e com toda educação, se sentam e tomam o tempo e o café dessas
pessoas, prometendo retorno e reconhecimento. O que de fato acontece?
Apenas Artigos,
Pôsteres, Relatórios, TCCs, Dissertações, Teses enfim textos científicos
fechados numa linguagem entendida e acessada apenas por outros acadêmicos no
máximo para servir de referência a outros trabalhos acadêmicos... E o que sobra para as comunidades que junto com esses ditos
“pesquisadores” trabalharam para que os resultados apresentados fossem no
mínimo regulares?
Por que insistimos em
minimizar a importância dessas pessoas para os resultados do conhecimento
científico? Por que continuamos a
perpetuar a herança maldita do colonizador dentro de nossas Instituições de
Ensinos? O que mais me indignou e, com certeza, outros
estudantes e até mesmo um certo doutor em uma das conferências foi esta
ilustração de capa do “JORNAL da CIÊNCIA” (Publicação da SBPC – Sociedade
Brasileira para o Progresso da Ciência . Rio de Janeiro, 20 de julho de 2012 .
Ano XXV Nº 716 . ISSN 1414-655X)
Acreditamos que não
precisamos aqui explicar muita coisa a respeito do que a comunidade acadêmica
ainda pensa sobre a população e seus saberes tradicionais. A ilustração do
“JORNAL da CIÊNCIA” deixa tudo muito bem claro. Parabéns a SBPC que nos mostrou
o que de fato a CIÊNCIA pensa sobre o povo e seus saberes.
Atenciosamente,
Walter
Rodrigues.
(Participante e
Expositor de Pôster na 64º Reunião Anual da SBPC em São Luís do Maranhão).
Fonte consultada:
“JORNAL da CIÊNCIA” (Publicação da SBPC – Sociedade
Brasileira para o Progresso da Ciência . Rio de Janeiro, 20 de julho de 2012 .
Ano XXV Nº 716 . ISSN 1414-655X)
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